Compensador Estático de Reativos - Grupo VISION

Compensador Estático de Reativos

Soluções > Energia

Slide5

O Compensador estático de reativos (Static Var Compensator – SVC VISION) consiste em chaves tiristorizadas que controlam a corrente em reatores e/ou capacitores, produzindo compensação dinâmica shunt.

É usado para suprir demanda de potência reativa, eliminar perdas de potência ativa, regular tensão, eliminar harmônicos, flutuar tensão e flicker e para aumentar o fator de potência.

O SVC é uma solução eficiente no fornecimento de potência reativa dinâmica, com tempo de resposta rápido e baixo custo de manutenção.

Sistema de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia

No caso de transmissão de longa distância AC, devido à influência do Efeito Ferranti, a tensão no meio das linhas de transmissão pode subir, limitando a potência transferida. Para reduzir este aumento de tensão e maximizar a potência transferida, o SVC é normalmente instalado no ponto médio ou em vários pontos no meio da linha de transmissão, regulando a tensão.

Além disso, um sistema SVC instalado no lado de AC de um conversor DC pode fornecer potência reativa suficiente, com resposta rápida.

O SVC pode ser conectado à subestação terminal em um sistema de distribuição de energia para reduzir as trocas de potência reativa, melhorar o fator de potência, reduzir as perdas no sistema de distribuição e diminuir os danos causados por frequentes chaveamentos de bancos de capacitores.

Sistemas Industriais

Fornos a arco AC geralmente apresentam grandes demandas de potência reativa, alta geração de harmônicos e grande corrente de sequência negativa.

O sistema SVC, além de fornecer potência reativa para a planta industrial, elimina os harmônicos gerados por retificadores e impede a flutuação de tensão.

Vantagens

  • Redução do consumo de energia
  • Melhoria da qualidade de energia
  • Aumento de produtividade
  • Prolongamento da vida útil dos equipamento
  • Regulação de tensão do sistema e flicker
  • Aumento do fator de potência e compensação de potência reativa dinâmica.