Eólica - Grupo VISION

Eólica

Soluções > Energia

442255_41859791

A energia eólica é abundante, renovável, limpa e de viável instalação nos mais variados lugares. Essa energia é gerada por meio de aerogeradores, nas quais a força do vento é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico. A quantidade de energia transferida em função da densidade do ar, da área coberta pela rotação das pás (hélices) e da velocidade do vento.
Segundo a avaliação do Global Wind Energy (organismo internacional que reúne entidades e empresas relacionadas à produção da energia eólica), o Brasil é o país mais promissor nesse tipo de energia, e atualmente, esse potencial, apesar de crescente, continua sendo pouco utilizado.
A energia eólica se torna complementar à hidrelétrica, visto que os ventos melhoram no período de menor chuva.
Entre 2005 e 2012, o Brasil cresceu de 25 MW para 1.886 MW em geração de energia eólica, e a expectativa é que até 2020 esse número dobre.

As subestações eólicas VISION contam com tecnologia de ponta que permite maximizar o rendimento dos geradores eólicos, assim como tecnologias que minimizam perdas no transporte da energia até seu consumidor final, possibilitando assim o desenvolvimento mundial da energia eólica e a sua integração nas redes elétricas.

Configuração do sistema:

Configuração do Sistema

A rotação das hélices ligadas a geradores dentro das torres produzem uma potência de até 6000 kW, gerando uma tensão que pode ser transformada em até 34500 V.

Após gerada a tensão, o circuito pode chegar ao seu consumidor final (caso das industrias) ou seguir por um transformador de força, que eleva a tensão de média para alta, passa por um circuito de proteção e é integrado à rede elétrica.

Vantagens:

  • Preço competitivo;
  • Qualidade e confiabilidade;
  • São compatíveis com outros usos e utilizações do terreno, como a agricultura e criação de gado;
  • A energia eólica é inesgotável;
  • Não emite gases poluentes nem gera resíduos.