Biodiesel - Grupo VISION

Biodiesel

O biodiesel é um combustível produzido a partir de óleos vegetais ou de gorduras animais. Dezenas de espécies vegetais presentes no Brasil podem ser usadas na produção do biodiesel, dentre elas destacam-se a soja, o dendê, o girassol, o babaçu, a mamona e o pinhão-manso.

O Brasil está entre os maiores produtores e consumidores de biodiesel do mundo, com uma produção anual, em 2008, de 1,2 bilhões de litros e uma capacidade instalada, em janeiro de 2009, de 3,7 bilhões de litros.

A venda de diesel BX – nome da mistura de óleo diesel derivado do petróleo e um percentual (4%, atualmente) de biodiesel – é obrigatória em todos os postos que revendem óleo diesel, sujeitos à fiscalização pela ANP. A adição de até 5% de biodiesel ao diesel de petróleo foi amplamente testada e os resultados demonstraram, até o momento, não haver a necessidade de qualquer ajuste ou alteração nos motores e veículos que utilizem essa mistura.

Para que o produto final obtido esteja em conformidade com a especificação, apresentando a pureza necessária, várias etapas são incluídas no processo:

Preparação de matéria-prima

  • Reação de transesterificação;
  • Separação de fases;
  • Recuperação do álcool e destilação da glicerina;
  • Recuperação do álcool e purificação dos ésteres.

← Voltar