Gás Natural - Grupo VISION

Gás Natural

A Empresa > Áreas de Atuação > Óleo e Gás

O Gás Natural é a designação genérica de um combustível de origem fóssil, formado pela mistura de hidrocarbonetos leves que permanecem no estado gasoso nas condições ambientes de temperatura e pressão, entre os quais se destaca o metano (CH4), sendo encontrado na natureza normalmente em reservatórios profundos no subsolo, associado ou não ao petróleo.


O gás natural é o combustível fóssil mais limpo entre os consumidos no mundo. Sua queima emite baixíssimas quantidades de dióxido de enxofre (SO2) e material particulado (resíduos do processo de combustão) presentes na fumaça. Versátil, pode ser utilizado em aplicações domésticas, industriais e automotivas, substituindo a gasolina, o álcool e o óleo diesel.

Diferentemente dos energéticos concorrentes (o carvão e o petróleo), o gás natural pode ser utilizado quase in natura; apenas sendo necessário desidratá-lo e dessulfurizá-lo, o que é feito normalmente de forma imediata, nas próprias instalações de produção, em razão das exigências técnicas requeridas para o transporte.

No caso da indústria siderúrgica, por sua vez, a vantagem da utilização do gás natural também é significativa: além de ser fonte de energia, o gás entra no processo como redutor químico, substituindo o coque de carvão mineral. Desde que sejam mantidas a composição e a pressão dentro de certas especificações, para fins de redução do ferro-gusa, o gás natural seco, antes ser injetado no alto forno, dispensa qualquer beneficiamento e não necessita de aquecimento prévio.
← Voltar