Você sabe o que é IAC (Classificação de Arco Interno)?

A Classificação de Arco Interno, originado da sigla em inglês IAC (“Internal Arc Classification”), foi criada pela IEC (Comissão Internacional de Eletrotécnica, ou, em inglês, “International Electrotechnical Commission”) como um padrão de nível mundial para equipamentos de média tensão e é citada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) na NBR IEC 62271-200. Tem como intuito classificar determinados equipamentos com relação aos cuidados de manobra de forma a garantir a proteção do operador em caso de arco interno.

A eficácia do projeto, para fornecer o nível prescrito de proteção às pessoas em caso de um arco interno, pode ser verificada pelos ensaios. Projetos que tenham sido bem-sucedidos nos ensaios são qualificados como classe IAC.

Esta classe destina-se a garantir um nível de proteção testado para pessoas próximas do equipamento elétrico em condições normais de operação.

A classe de arco interno considera a sobrepressão interna que atua sobre o teto, portas e demais faces do painel e também leva em consideração os efeitos térmicos do arco elétrico, suas origens no gabinete e de gases quentes e partículas incandescentes.

A Classificação do Arco Interno é designada como IAC – A – FLR – I – T
Sendo que:

  • IAC (Internal Arc Classification): Invólucro metálico classe IAC;
  • A (Access): Tipo de Acessibilidade
    • Acessibilidade do tipo A – Restrito a pessoas autorizadas;
    • Acessibilidade do tipo B – Acessibilidade ao público;
    • Acessibilidade do tipo C – Acessibilidade restrita por instalação fora do alcance, Instalação em postes;
  • FLR (lado de acesso ao painel): A acessibilidade dos tipos A e B é definida de forma mais precisa, definindo acesso por um ou mais lados do painel como:
    • F (front) para acesso frontal ao painel;
    • L (lateral) para acesso Lateral; e
    • R (rear) para acesso traseiro.
  • I: Corrente máxima de curto circuito: corrente nominal de corte de curto-circuito (em quiloamperes, kA);
  • T: Duração do arco interno em segundos.

Exemplo:

Um conjunto de manobra e controle em invólucro metálico ensaiado para uma corrente de falta (eficaz) de 12,5 kA, durante 0,5 s, previsto para ser instalado em um local de acessibilidade restrita a pessoas autorizadas e ensaiado com indicadores colocados no lado da frente e lateral, é designado como:
Equipamento com classificação IAC – A – FL – 12,5kA – 0,5s
Tabela - exeplo do que é IAC(Internal Arc Classification)
A classificação IAC dá um nível ensaiado de proteção de pessoas nas condições normais de operação. Ela se preocupa com a proteção de pessoal nessas condições; não se preocupa com a proteção de pessoal nas condições de manutenção nem com a continuidade de serviço.

← Voltar para Notícias