VISION AVANÇA PARA ENERGIZAÇÃO DOS NOVOS SETORES DA SE COLINAS 500/138kV

O Grupo VISION avança com sucesso para o final do projeto de ampliação de novos setores da subestação COLINAS 500/138KV, de propriedade da ELETRONORTE, no estado do TOCANTINS.

VISION assinou este contrato como EPCista, sendo responsável pelo fornecimento em regime turnkey de todo projeto do lote 11 (leilão de transmissão da ANEEL 002/2018) e que contempla, entre outros, de um novo pátio de 138 kV e transformação 500/138 kV com (6+1res.) x 60 MVA totalizando 360 MVA.

A subestação fica localizada no município de Colinas do Tocantins, bem próximo ao limite com o município de Palmeirante. Futuramente, esta subestação fará parte do sistema de transmissão da UHE Belo Monte, no Pará.

O Linhão Norte-Sul, é um dos maiores e mais modernos sistemas de fornecimento de energia elétrica do mundo. Está em operação desde o dia 1º de março de 1999. Tem 1.276 km de extensão, saindo da subestação de Samambaia em Brasília – DF até Imperatriz – MA. Esse empreendimento permite o gerenciamento racional do excedente de energia elétrica gerada nas várias Usinas Hidrelétricas do Brasil e dos picos de demanda do país. Isto significa que, se houver risco de faltar energia no centro-sul será possível transportar para lá os excedentes de energia da região Norte-Nordeste e vice-versa. Cada torre tem 30 metros de altura, e a distância média entre elas é de 400 metros na tensão 500 kV, com capacidade de transmissão de 1.100 MW.