O Grupo VISION assinou contrato com a ARCELOR MITTAL para o fornecimento de dois eletrocentros e sistema de automação para expansão da Mina do Andrade, localizada em João Monlevade, MG. O maior eletrocentro terá mais de 200 m², fornecido com mais de 120 colunas entre baixa e média tensão e a automação terá mais de 1500 sinais de campo, fazendo ainda parte do escopo, painéis avulsos para instalação em salas existentes e painéis de automação de uso ao tempo.
Além dos equipamentos elétricos, inerentes ao processo, os eletrocentros VISION de funcionamento stand alone ainda contam com sistema de climatização e pressurização redundante, sistema de detecção e alarme de incêndio (SDAI), sistema de iluminação normal e de emergência, SPDA (Sistema de proteção contra descargas atmosféricas), sistema de telefonia IP entre outros sistemas e subsistemas.
O sistema elétrico fornecido é todo interligado via rede IEC 61850, enquanto os acionamentos estão integrados por meio da rede Ethernet IP e controlados pelo sistema geral de controle da planta.
O sistema de automação seguirá a filosofia SCADA (System Supervisory Control and Data Acquisition) e será integrado ao sistema de controle existente na planta. Serão fornecidos painéis de remota de uso ao tempo, painéis de CLP (Controlador Lógico Programável), rack 19” com equipamentos de TI/TA, estações de engenharia e operação, comissionamento, startup, operação assistida, além de treinamentos de manutenção e operação.
A Mina do Andrade produz atualmente 1,5 milhão de toneladas por ano, direcionada à ARCELOR MITTAL Monlevade para a produção de aços longos e as soluções VISION serão parte do projeto que aumenta a vida útil e a qualidade do minério da Mina do Andrade para a planta de beneficiamento de itabirito.