Metalurgia - Grupo VISION

Metalurgia

A Empresa > Áreas de Atuação

A metalurgia engloba os processos de extração, fabricação, fundição e tratamento dos metais e suas ligas.

O setor metalúrgico no Brasil apresenta tradição bastante exportadora, permitindo contribuições expressivas à balança comercial do país. Em 2015, a produção de aço bruto brasileira atingiu 33,3 milhões de toneladas, proporcionando um faturamento de US$ 26,3 bilhões, além de uma participação de mais de 5% sobre o PIB industrial e empregando cerca de 105mil trabalhadores.

Alumínio, cobre, estanho, níquel, zinco e aço são alguns dos produtos de destaque no setor metalúrgico.

A metalurgia do aço é conhecida como Siderurgia, sendo considerada o principal segmento do setor.

 

Cada atividade ou material associado à metalurgia possui especificidades para o seu processamento industrial, o que gera um alto número de empresas atuantes no setor, as quais podem ser divididas de acordo com seus respectivos segmentos de produção: Siderurgia, Ferro Gusa, Ferroligas, Metais Não Ferrosos e Fundição.

Embora o processo metalúrgico já apresente, diretamente, um papel bastante significativo na economia brasileira e mundial, sua importância econômica pode se elevar ainda mais caso sejam consideradas as atividades sequenciais consumidoras de seus produtos, como a indústria automobilística, a construção civil, os bens de consumo, dentre outros.

Fonte: Ministério de Minas e Energia